Noticia: SARANDI - MUNICÍPIO SEDIARÁ TERCEIRA ETAPA DE FORMAÇÃO DO CURSO FUNDAMENTOS DA JUSTIÇA RESTAURATIVA
ULTIMAS NOTÍCIAS
Publicado em 28/01/2017

Os Fundamentos da Justiça Restaurativa são processos vivenciais baseados na metodologia das Escolas de Perdão e Reconciliação – ESPERE desenvolvida pela Fundación para la Reconciliación em Bogotá, Colômbia. Aprimora habilidades necessárias para acolher o conflito e favorecer uma convivência mais humana e menos violenta, abrindo para as possibilidades do perdão, de uma justiça justa e da reconciliação.

O curso faz parte do projeto desenvolvido em parceria da Superintendência dos Serviços Penitenciários através do Presidio local, juntamente com o Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo – SP e Pastoral Carcerária que visa difundir as práticas restaurativas na solução de conflitos.

Esta é a terceira etapa de formação que pretende proporcionar a formação em Justiça Restaurativa para todas as pessoas recolhidas no Presídio local, além de proporcionar a aproximação desta população com a comunidade local. Haverá uma formatura coletiva no dia 13/02, as 09h30min, no pátio interno do Presídio Estadual de Sarandi.

O curso é gratuito, apenas o valor da inscrição é do valor de R$50,00, em que os cursos para as pessoas privadas de liberdade acontecerão em turnos manhã e tarde, do dia 02 ao dia 12/02, nas salas de atividades do Presídio Estadual de Sarandi. Já os cursos para a comunidade acontecerão todas as noites, a partir das 19 horas, no Centro Pastoral João XXIII.

Tem como conceitos fundamentais a consciência da raiva e do conflito presente nas relações e o exercício para sua superação ou transformação: encarar, sentir, falar e refletir a respeito. A justa justiça para restaurar o dano, recuperar o malfeito e restabelecer a convivência entre as pessoas. A responsabilização e restauração como alternativa à punição.

Comentários