Em cinco dias, Justiça realiza 1,8 mil audiências de violência doméstica no RS
POLICIAL
Publicado em 03/09/2018

Em cinco dias, a Justiça do Rio Grande do Sul realizou mais de 1,8 mil audiências relacionadas ao crime de violência doméstica, deliberando 1,5 mil sentenças e concedendo 1,8 mil medidas protetivas. O mutirão reuniu mais de 200 magistrados gaúchos durante a 11ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, que aconteceu em todo o Brasil entre os dias 20 e 24 de agosto.

 

Entre as audiências, 952 foram de instrução, que ocorrem durante o processo, e 926 foram de acolhimento, onde foram expedidas medidas protetivas. Ainda foram emitidos 4.763 despachos e realizados seis júris. De acordo com a titular da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, juíza-corregedora Gioconda Fianco Pitt, o mutirão priorizou julgamentos de processos que envolvem a Lei Maria da Penha, focando no acolhimento da vítima.

 

“Procurou-se enfatizar a necessidade de proporcionar, em todas as Comarcas, um melhor atendimento e acolhimento para as vítimas e seus familiares, encaminhando-as para projetos que visam atenuar o sofrimento”, afirmou. “Igualmente, procurou-se reforçar as redes de enfrentamento à violência doméstica para que tenham melhores condições em auxiliar a combater o ciclo de violência familiar, e reforçar a credibilidade e confiança das mulheres que buscam o apoio da justiça”, acrescentou.

Comentários