O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu ontem (2), por sorteio eletrônico, que o ministro Luiz Edson Fachin vai ser o novo relator da Lava Jato na Corte. Ele vai suceder Teori Zavascki, que morreu mo último dia 19 de janeiro.
Em entrevista na Uirapuru, o advogado Darcio Vieira Marques, afirmou que conhece muito bem Fachin, que tem raízes de sua formação na região, já que é Natural do nosso Estado. Conforme Darcio, Fachin nunca se destacou no campo do direito penal ou da estrutura constitucional atual.
Para Darcio, a escolha de Fachin como relator trará prejuízos em relação a como era conduzido por Teori Zavascki. Darcio explicou que só resta torcer que ele tenha firmeza, pois o que o espera é muito trabalho. Darcio falou ainda que espera neutralidade de Fachin, alertando de que ele foi indicado para o cargo que ocupa pela então presidente Dilma Rousseff e tendo ligações no passado com o PT.
Para Darcio, a lei deve ser cumprida, mas é preciso saber que a interpretação dela está nas mãos de um homem, com conteúdo humano e que poderá aflorar um sentimento de gratidão para com isso. Darcio falou ainda que não se recorda de nenhuma grande ação dele que tenha merecido destaque para o atual cargo que ocupa.