Município e Corsan buscam a realização de ações conjuntas
EMPRESARIAL
Publicado em 21/08/2017

Na semana que passou, o Superintendente Regional da Corsan Aldomir Santi, reuniu-se com o Governo Municipal de Sarandi para debater diversos pertinentes a municipalidade. Participaram da reunião o Vice-Prefeito Glauber Kunzler, o Secretário da Administração Sidnei Piccini, o Secretário de Obras João Carlos da Silva Alves (Jonka), o Presidente do Sintraf Ivandro Magnabosco e o produtor rural Rogério Tomedi.

 

Durante a reunião, as autoridades dialogaram sobre as seguintes pautas: doação por parte da Corsan, de um terreno para a construção do CRAS de Sarandi, viabilização de infraestrutura de água em Loteamentos Habitacionais, substituição de rede de água em ruas, qualidade dos consertos quando da necessidade de abrir ruas para manutenção.

 

Ficou acordado que a Corsan irá realizar a doação de um terreno que atualmente a empresa não está usufruindo, para que no local seja construída nova sede (própria) do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Sarandi. Os trâmites legais serão encaminhados para que a doação ocorra o mais breve possível.

 

O município de Sarandi, está recebendo de forma acentuada a construção de loteamentos habitacionais em diversos pontos da cidade e para que os espaços fiquem com toda a infraestrutura legalmente necessária para a aquisição de compradores, é faz fundamentalmente importante a viabilização de rede de água nos referidos loteamentos. O superintendente ouviu com atenção a pauta das autoridades e se comprometeu em demonstrar os projetos na sede da Corsan em Porto Alegre, com o intuito de agilizar os processos requeridos.

 

Outro assunto debatido, foi sobre qualidade dos consertos quando da necessidade de abrir nas ruas (valas para conserto de rede de água) para manutenção, uma vez que facilmente é verificado demora e deficiência na qualidade da recuperação asfáltica que é recolocada no local do reparo. Segundo o superintendente, a colocação do asfalto é realizada por uma empresa terceirizada.

 

O Governo Municipal, juntamente com o diretor da Corsan do município, Vanderlei Perin, acordaram que toda a recolocação de asfalto, quando da abertura de buracos em ruas, será fiscalizada pelo setor de engenharia da prefeitura, e só será liberada se o material for o necessariamente correto, caso contrário a colocação do material terá que ser refeita, evitando assim a má qualidade dos reparos nas vias e garantindo com isso uma melhor trafegabilidade.

 

Ainda na reunião foi dialogado sobre os reparos em trechos que fazem parte do projeto da administração municipal que prevê o asfaltamento ou recapeamento de 37 ruas do município, via financiamento do BADESUL. Nesse sentido, a Corsan irá realizar a troca em aproximadamente 2000 metros de tubulação antiga, que ainda são de amianto, por uma tubulação nova. Esta ação ocorrerá antes do início do asfaltamento das vias, evitando assim a necessidade de abertura das vias logo após o processo de asfaltamento ou recapeamento.

 

Santi ainda salientou que a Corsan está implementando um novo sistema de melhorias e substituição de canos, (antigos canos de cobre por canos de pvc) que prevê a projeção subterrânea através de um equipamento pioneiro, ou seja, gradativamente a Corsan não irá mais abrir as ruas para realizar os reparos necessários. Ao todo serão substituídos 8000 metros em um cronograma de 4 anos. Já neste ano será feita a substituição de 2000 metros desta tubulação.

 

Ao final as autoridades sarandienses agradeceram a presença do superintendente e enaltecerem a forte parceria com a Corsan em diversos pleitos municipais e também na realização, via patrocínio, da Feira da Uva.

 

P.M.Sarandi - Joel De Brito

Comentários