Reforço policial contra criminalidade é recepcionado em Gravataí
ESPORTES
Publicado em 25/10/2017

Cento e noventa policiais militares foram recepcionados oficialmente pelo prefeito, Marco Alba e pelo comandante do 17º BPM, tenente-coronel Vanderlei Mayer Padilha, na tarde desta terça-feira, na Praça Central de Gravataí. O efetivo, que conta com 80 PMs do 1º BOE, 10 PMs do 4º Regimento de Polícia Montada (4ºRPMon), ambos de Porto Alegre, e cerca de 100 PMs de batalhões dos municípios da Região Metropolitana, foi encaminhado à cidade para auxiliar no policiamento ostensivo. A Segurança Pública de Gravataí também contará com o apoio da Plataforma de Observação Elevada, do helicóptero do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BavBM) e com os cães de faro da Brigada Militar.

 

Durante a solenidade oficial, moradores de Gravataí acompanharam a formação oficial do reforço policial. Entre olhares curiosos, câmeras de celulares que registravam todos os momentos e muitos aplausos, a população agradeceu a vinda dos policiais militares de outros municípios. A atendente de uma lanchonete próxima à Praça Central, que preferiu não se identificar, registrou diversas fotografias das viaturas que chegavam ao local e comemorou. “Preciso mostrar para minha mãe. Agora ela vai ficar mais tranquila”, disse.

Conforme o subcomandante-geral da BM, coronel Mario Yukio Ikeda, o objetivo do reforço é intensificar as ações de patrulhamento, abordagens e também barreiras tanto em Gravataí, quanto em municípios limítrofes, como Alvorada, Cachoeirinha e Canoas. “Precisamos intensificar em todas as regiões, pois a criminalidade não está somente aqui. Os policiais militares trabalharão 24 horas por dia com o intuito de fazer com que a situação da segurança volte à normalidade”, ressaltou Ikeda.

 

O prefeito de Gravataí, Marco Alba, afirmou que a BM e a Polícia Civil já estão organizando as estratégias de enfrentamento à violência, que são sigilosas, mas garantiu que eles atuarão em bairros onde os índices de criminalidade têm sido cada vez mais altos, como Morada do Vale II, onde ocorreram os homicídios em baile funk no domingo (assim como Morada do Vale I e III), Morro do Côco, Rincão da Madalena, Santa Cruz e demais pontos. “É muito importante perceber este esforço e esta retomada de espaço. Os cidadãos precisam desta sensação de Seguraça, que é uma desmonstração clara de que o setor público passa a mostrar trabalho e dar as respostas que a nossa comunidade quer”, destacou. De acordo com Alba, com o reforço do policiamento que foi direcionado à cidade, é possível afirmar que a situação estará sob controle o mais rápido possível.

 

Segundo o comandante do 17º BPM, tenente-coronel Padilha, é possível que as ações criminais sejam amenizadas com a chegada do reforço policial. “Em razão das tristes consequências que a guerra do tráfico traz à nossa sociedade, temos que agir com seriedade, responsabilidade e competência para reduzir a criminalidade”, enfatizou.

 

No final da tarde, os policiais militares iniciaram patrulhamentos em determinadas regiões da cidade para fazer um reconhecimento da área. Foram realizadas abordagens a motociclistas, motoristas e pedestres com atitudes suspeitas nos locais por onde as viaturas passavam. A Plataforma de Observação Elevada foi estacionada estrategicamente na entrada do bairro Morada do Vale I e deve mudar de local conforme as estratégias forem sendo atualizadas. Não há um prazo específico para que o reforço policial permaneça em Gravataí. O objetivo é reduzir os índices de criminalidade e demonstrar efetividade no enfrentamento ao crime.

 

Fonte: Correio do Povo

 

Comentários