Projeto estimula permanência de jovens na produção rural do Rio Grande do Sul
ULTIMAS NOTÍCIAS
Publicado em 08/01/2018

erca de 70% dos alimentos que chegam até a mesa do consumidor são produzidas no campo e dependem do trabalho dos produtores rurais. Pensando em dar continuidade a essa realidade, o programa 'Novos Rurais', do Instituto Souza Cruz, estimula a permanência de jovens no meio rural incentivando o empreendedorismo.

Com apoio de escolas e instituições de ensino, jovens do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro são assistidos pelo projeto.

Uma parceria firmada com a Escola Técnica Estadual (ETEC) de Canguçu, na Região Sul do Rio Grande do Sul, proporciona aos estudantes do curso de agricultura a oportunidade de apresentar um projeto ao Instituto Souza Cruz. Se a ideia atender as exigências de inovação e tendência no mercado rural, os alunos recebem apoio financeiro para viabilizar o negócio.

De acordo com o analista de projetos da Souza Cruz, Marcos Gaspar, a parceria possibilitou apoiar projetos de jovens que estão concluindo o ensino técnico.

"Temos como objetivo impulsionar projetos da juventude rural que vivem na agricultura familiar", conclui Marcos.

 

Uma das ideias selecionada foi a dos irmãos James e Jaderson Roschildt. Eles apostaram na criação de uma oficina mecânica para dar manutenção nas máquinas agrícolas e garantir uma fonte de renda para a família.

Cuidando do negócio a mais de um ano, os jovens se consideram empreendedores e já pensam na expansão.

"Eu pretendo aumentar a minha oficina, e atender cada vez mais a comunidade em geral", conta Jaderson.

 

Nos últimos quatros anos já foram desenvolvidos cerca de 60 projetos como o dos irmãos Roschildt e além de ajudar os jovens, a prospota recebeu o reconhecimento Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) como uma boa prática para o desenvolvimento sustentável.

 

Fonte: G1

Comentários